domingo, 24 de janeiro de 2010

Teoria Musical (Aula 8)

Bem pessoal essa aula irei falar algumas dicas para composição musical, muitas pessoas tem dúvidas em como compor, mas na realidade tudo é paciência mesmo, não se cria uma grande musica da noite pro dia.

Antes de qualquer coisa, lembre-se que uma música é dividida em 2 partes: Letra e Melodia (ou só Melodia se ela for instrumental)... a Letra é composta basicamente da escrita e da melodia, já a melodia é composta por harmonia e ritmo.

No caso de uma música com letra:

Nós devemos pensar assim: 1 instrumento irá comandar a música e os outros irão acompanhar, no caso de uma musica letrada, a voz será o instrumento que comandará, e todos os outros irão apenas acompanhar a voz.
Muitas pessoas tem dúvidas se devem começar pela letra ou pela melodia, sinceramente, vai muito da pessoa isso. Alguem que tenha uma facilidade maior para criar uma poesia poderia começar compondo a letra e depois colocar a melodia, já quem tem uma facilidade maior de criar a melodia, começa fazendo a melodia e depois encaixa a letra por cima.

No caso de uma música sem letra:

A teoria é igual de uma música letrada, mas ao invés de a voz comandar a música, qualquer instrumento (até mesmo percussão) pode comandar (mas pra mim percussão no comando fica estranho), basta os outros ficarem fazendo a harmonia para a musica. Músicas instrumentais são as escapadas pra quem não tem nenhuma prática pra fazer letras, e muitas vezes a pessoas que tem essa facilidade colocam a letra sobre uma melodia sua (muitos vocalistas, cantores, etc... tem uma facilidade enorme para fazer letras e encaixa-las sobre a melodia).

Algumas coisas importantes:

1- Uma música é dividida em várias partes, existem Versos, Refrãos, Bridges (a passagem de um verso para o refrão), Pré versos (a música é adaptada para o verso), Riff (a parte melódica de uma música que tenha ou não letra), Solos (não preciso nem explicar né?) Introdução e Encerramento. Existem OUTROs também, que são alguns Riffs ficam entre versos, mas não são tão usados.

2- Tenha paz para compor uma música, esconda-a do mundo até que tenha certeza que ficou boa, não chame alguem para julgar sua música sem antes ter-la terminada, normalmente as pessoas não dão uma boa crítica para um música incompleta e isso te faz desanimar. O mais importante: fique em um lugar quieto onde você possa pensar em paz.

3- Não tente fazer uma melodia ou letra que fora de como você se sinta, por exemplo, fazer uma letra de raiva quando se está feliz, ou fazer uma letra feliz quando se está triste, a composição varia muito de como você se sente na hora.

4- Para a melodia, pegue seu instrumento, escolha uma escala musical, e começe a "improvisar" nele, uma hora sairá alguma coisa que você goste e poderá usar isso em uma música, vários músicos passam um tempo com seus instrumentos improvisando para ver se conseguem algo que os agrada.

5- Para a letra, leia livros, revistas, jornais, crie alguma história, você pode fazer uma letra falando sobre qualquer coisa, mas se for falar de algo dissertativo (como por exemplo System of a Down) tenha conhecimento daquilo para não fazer uma letra vazia ou confusa.

6- Não tenha pressa para compor melodias ou escrever letras, espere ter vontade ou alguma coisa lhe vier na cabeça, sempre anote tudo o que lhe vier pois poderá ser útil em algum ponto, vários músicos levam dias ou até semanas para fazer uma boa música, mas quando fazem saem ótimas.

7- Cuidado com os campos harmônicos na música, se você fizer uma música para conjunto, você estará trabalhando com vários instrumentos diferentes (como por exemplo em 1 música de rock você pode trabalhar com até 6 instrumentos diferentes), portanto escolha 1 escala e use-a para todos os instrumentos, incluindo a voz.

8- Ouça músicas de seus artistas favoritos enquanto NÃO estiver compondo, para se basear nas músicas deles, se você ouvir enquanto estiver compondo, você poderá acabar copiando (mesmo que sem perceber) a melodia ou até a letra deste artista e isso é Plágio, e acredite, é horrível plagiar alguem.

Guitar pro, uma grande ajuda:

Existe um programa que é um verdadeiro salto para músicos e compositores, chama-se Guitar Pro, o programa que originalmente foi feito para adaptar partituras e tablaturas de guitarras, acabou por se tornar o melhor programa para composição musical, tendo vários efeitos e instrumentos diferentes, procurem para baixar o Guitar Pro 5.2 FULL.

Bem pessoal é isso, essa aula não terá exercícios e mais para frente eu irei continuar com as aulas, até + e boa sorte compondo.

0 comentários: