domingo, 10 de janeiro de 2010

Teclado (Aula 2)

Bem pessoal, na nossa ultima aula nós apredemos o que é o teclado, como é dividido, aprendemos cifra e também a formar acordes, também na última aula eu passei 2 exercicios pro pessoal treinar, formar os acordes F (Fá) e D (Ré). Vão também decorando a cifra de cada nota, pois dessa aula em diante eu não irei mais colocar o nome da nota na frente da cifra.

Resposta das atividades:

F = F - A - C
inversões:
F - A - C;
A - C - F;
C - F - A;

D = D - F# - A
inversões:
D - F# - A
F# - A - D
A - D - F#

nessa aula explicarei o que é Bemol, Sustenido, Tom e Semiton e ensinarei a formação de acordes menores e também passarei em outro post alguns exercicio para o aluno ir treinando, ainda hoje eu montarei os posts das 2 primeiras aulas de teoria musical e das 2 aulas de teclado.

Tom e Semitom:

O Semitom é a menor distância entre duas notas musicais, 2 exemplos disso são as distância entre as notas E  com a nota F e a nota B com a nota C, nós avançamos apenas uma tecla para formar um Semitom, essa é a menor distância possível. Já um Tom é a junção de 2 Semitons, como por exemplo a passagem de C para D, D para E, F para G, etc..., ou seja, passamos por 2 teclas para formar 1 Tom

Bemols e Sustenidos:

Bem visível no teclado, nós temos as notas pretas, essas notas são os chamados "Acidentes Musicais" como eu ja disse anteriormente. Esses acidentes são nomeados a partir da nota que vem antes ou da nota que vem depois, veja como:

Se partindo de C, nós andarmos 1 Semitom para uma nota mais aguda (lado direito do teclado) nós estaremos passando por uma tecla preta, como essa tecla preta é 1 Semitom acima do C, então nós damos o nome à ela de C# (Dó Sustenido). Ainda essa mesma nota, se nós partimos de D e descermos 1 Semitom para uma mais grave (lado esquerdo do teclado) nós passaremos pela mesma nota preta, como esta nota está a 1 Semitom abaixo de D, então nós a chamamos de Db (Ré Bemol), essa nomeclatura serve para qualquer nota preta.

Excessões:

Existem algumas notas que não possuem Bemol ou Sustenido, não existem E# (Mi Sustenido), Fb (Fá Bemol), B# (Si Sustenido), Cb (Dó Bemol). No entanto, mais para frente nós veremos que em alguns casos nós "inventamos" essas notas.

Acordes Menores:

Hoje iremos formar os acordes menores, sempre que formos representar um acorde menor na partitura, escreveremos o nome com um "m" minúsculo na frente, por exemplo, Dó menor = Cm.

Formando acordes menores:

Vamos primeiro formar o acorde de Dm: Seguindo o mesmo raciocínio para montarmos acordes maiores, vamos montar acordes menores, para formar um acorde maior usa-se a tônica, conta 4 teclas e depois 3, certo? Com acordes menores, nós iremos inverter isso, pegaremos da tônica e contaremos 3 e depois 4 teclas. Então vamos formar o acorde de Dm: vamos pegar o tônica, que nesse caso é D e vamos contar 3 teclas: D#, E e paramos em F, já sabemos que nossa segunda nota será F, agora vamos contar mais 4 notas partindo de F: F#, G, G# e paramos A, então o acorde de D menor é D - F - A;

Assim como nos acordes maiores nós podemos fazer inversões com os acordes menores, vamos fazer com o acorde de Dm:

D - F - A (Tônica no início)
A - D - F (Tônica no meio, 1a inversão)
F - A - D (Tônica no final, 2a inversão)

Obs: se vocês prestarem atenção, se nós pegarmos o acorde maior, por exemplo D, que é D - F# - A e voltarmos 1 tecla na 2a nota, estaremos formando o acorde menor (D - F - A), essa regra funciona para qualquer acorde, mais para frente eu explicarei por quê.

É pessoal por enquanto é só isso, uma aula bem básica para o pessoal pode treinar com os exercicios, logo eu estarei postando aqui o link para os exercícios.

0 comentários: