sábado, 9 de janeiro de 2010

Teoria Musical (Aula 3)

Chegamos à nossa 3a aula, nessa aula irei falar sobre compassos e falarei também sobre a clave de fá.

Compassos:

Lembra-se que na aula anterior eu havia mencionado sobre o tempo da música e o valor de cada nota na partitura? Pois bem, uma partitura é divida em grupos chamados de compassos, esses compassos podem ser de diferentes tipos.

Um compasso é formado por 2 números em forma de fração (o Numerador e o Denominador), no Numerador, a parte de cima, especifica quantos tempos tem um compasso (2 batidas, 3 batidas, 4 batidas, etc..) e o Denominador especifica qual nota vai ter o valor de 1 tempo no compasso (essa é a parte mais complicada eu explicarei mais adiante na aula)

alguns exemplos de compassos: 2/4, 3/4, 4/4, 6/4, 6/8, 9/8, 12/8, etc...
2/4; 2 = Numerador (um compasso possui 2 tempos), 4 = Denominador (A nota base do compasso é uma seminima)

Para entendermos a função dos denominadores, vamos levar em consideração os seguintes valores para as notas:

Semibreve - 1
Mínima - 2
Semínima - 4
Colcheia - 8
Semicolcheia - 16
Fusa - 32
Semifusa - 64

Se vocês se lembrarem bem, esses valores é o número necessários de uma certa nota para ter o valor equivalente a uma Semibreve, por exemplo 4 Seminimas valem uma Semibreve em um compasso que o denominador seja 4. Se o compasso for denominador 8 e numerador 4, então seriam necessárias 4 Colcheias para completar o compasso. Se for 16 e numerador 4, então seriam necessárias 4 Semicolcheias para preencher o compasso. Mas também, se for denominador 8, então são necessários 2 Semínimas para completar o compasso (já que 1 Semínima vale 2 Colcheias).

Mas atenção: mesmo que o compasso seja 4/8, você ainda deve tocar a Colcheia como 1/2 tempo, o denominador só muda o valor da nota, mas não o tempo dela.

Os compassos recebem nomes de acordo com o Numerador, alguns exemplos: 2/4 (Compasso Binário), 3/4 (Compasso Ternário), 4/4 (Compasso Quartenário), 6/4 (Compasso Sextanário), etc...

Veja abaixo alguns exemplos de troca de compassos, o ritmo está em 60 BPM e o som de um prato de bateria é para acentuar a troca do compasso, baixe esse (Arquivo) para acompanhar com a imagem, note também que a contagem dos tempos está acima de cada nota na partitura.



Clave de Fá:

Assim como a Clave de Sol, a Clave de Fá é outra forma de demonstrar as notas nas partituras, existem 2 tipos de Clave de Fá, a assinada na 2a e na 4a linha, no entanto nós iremos tratar apenas da que é assinada na 4a linha. Para facilitar a escrita na partitura, as notas foram substituídas pelas suas respectivas Cifras, portanto siga a tabela abaixo para saber a nota e sua respectiva cifra:

Dó - C
Ré - D
Mi - E
Fá - F
Sol - G
Lá - A
Si - B



Uma coisa importante que eu esqueci de falar nas aulas anteriores: quando se escreve uma nota na partitura, da 3a linha para baixo, a cabeça da nota (a parte arredondada) fica para baixo e a haste (o traço) fica do lado direito da nota, já do 3o espaço para cima, a cabeça da nota fica para cima e a haste fica do lado esquerdo.

Perceba que na figura, a nota da primeira linha suplementar superior da Clave de Fá e a primeira linha suplementar inferior da Clave de Sol são um Dó (C), esse Dó é chamado de Dó central por ser ele a separar as duas Claves. Perceba também que os 2 pontos da Clave de Fá são assinados abaixo e acima da 4a linha, nessa linha é marcada a nota Fá (F).

No geral, a Clave de Fá é usada para instrumentos que possuem um som mais grave, como Baixo, Contrabaixo, Cello e também a mão esquerda em instrumentos de tecla, como Piano, Teclado, Orgãos, Etc...

Bem pessoal, e com isso encerramos mais uma aula de Teoria Musical, para a próxima aula vamos começar com Notações Especiais e Sustenidos e Bemols. Talvez as matérias mais fáceis que eu já passei até agora, mas logo virá o mais difícil.

E também: Logo eu começarei a passar exercícios relativos às aulas para irem treinando, junto também passarei algumas músicas fáceis para serem treinadas no seu próprio instrumento, como sei que vários guitarristas, baixistas, violeiros, etc... não sabem encontrar as notas nas cordas, postarei junto a tablatura que logo o Killer_xD irá ensinar no curso dele de violão/guitarra.

0 comentários: