O que é um Campo Harmônico?
Muitas pessoas com o tempo desenvolvem naturalmente o conceito de campo harmônico, sem nem mesmo ter estudado teoria, mas no geral, o campo harmônico são algumas "regras" básicas para que a música não perca a harmonia nos instrumentos.
O que é Harmonia?
levando um pouco para o lado da física:
- Som é uma deslocação de ar (qualquer coisa que você faça, qualquer movimento, reproduz um som), são Ondas que são formadas quando o ar é deslocado (por isso que não acreditem em filmes que nos espaço acontece uma explosão e faz um barulho estrondoso, já que o espaço é vácuo, não há como serem reproduzidos soms) e essas Ondas ocorrem com uma certa frequência que é medida em Hertz, o ouvido humano tem a capacidade captar de 20 a 20000 Hertz (não lembro o valor exato) e dizem que os morcegos conseguem uma captação 100 vezes maior do que a do ser humano.
- Barulho é o nome dado a sons desordenados, com ondas de diferentes frequências (por isso se alguem dizer que você ou sua banda faz barulho, é por quê você não tem harmonia ;D) que não fazem o menor sentido.
- Harmonia são os sons de frequências organizadas que fazem realmente a música ter sentido, mesmo que um baixo tenha um som de ganho bem menor (marcado em decibéris (dB)) do que uma guitarra por exemplo, se eles estiverem em harmonia haverá uma melodia boa.
Como faço um Campo Harmônico?
Lembram-se que na penúltima aula falamos de escala musical e modos gregos? Pois bem, um campo harmônico é formado pela Escala! Por exemplo, se eu faço uma música na escala de C maior (onde não há acidentes musicais) então todos os instrumentos deverão tocar notas e acordes que estejam APENAS na escala de C maior! Fácil, não?
Por que não posso tocar um acorde que não esteja na escala?
Porque meu amigo, se 1 nota estiver fora da escala ela fica solta fora da harmonia, por isso existe uma lógica para a formação de acordes nos campos harmonicos, veja só:
Suponha que eu queira saber quais acordes eu posso tocar na escala de C maior, nós temos que pegar todas as notas da escala (no caso todas as notas sem acidentes) e formar os possível acordes:
C-E-G (acorde Maior)
D-F-A (acorde Menor)
E-G-B (acorde Menor)
F-A-D (acorde Maior)
G-B-D (acorde Maior)
A-C-E (acorde Menor)
B-D-F (acorde de 5ª Diminuta)
Essa sequência (Maior, Menor, Menor, Maior, Maior, Menor e 5ª Diminuta) pode ser usado em qualquer campo harmônico de Escala Diatônica Maior (ou modo grego Jônio) percebam que nenhuma nota está fora da Escala de C maior.
E no caso de uma escala Menor?
Vamos testar com a escala de A menor (ou A no modo Eólio), sem sair das notas musicais da escala (que no caso também não há acidentes):
A-C-E (acorde Menor)
B-D-F (acorde de 5ª Diminuta)
C-D-G (acorde Maior)
D-E-A (acorde Menor)
E-G-B (acorde Menor)
F-A-C (acorde Maior)
G-B-D (acorde Maior)
Se vocês prestarem bem atenção, a unica coisa que nós fizermos foi mudar a ordem dos acordes maiores, menores e da 5a diminuta, para qualquer modo grego na ordem, basta mover o tipo de acorde que você começará contando, veja:
C-E-G (acorde Maior) <- Jônio começa aqui
D-F-A (acorde Menor) <- Dórico começa aqui
E-G-B (acorde Menor) <- Frígio começa aqui
F-A-D (acorde Maior) <- Lídio começa aqui
G-B-D (acorde Maior) <- Mixolídio começa aqui
A-C-E (acorde Menor) <- Eólio começa aqui
B-D-F (acorde de 5ª Diminuta) <- Lócrio começa aqui
Sei... Mas Coxinha por que tem músicas que possuem notas fora da escala e não ficam fora da harmonia?
Se você percebeu isso parabéns, eu levei um bom tempo pra perceber isso (tanto por que não leio muita partitura), veja bem, existe algo que nós chamamos de Campo Harmônico Relativo (calma é coisa simples se tiver entendido o que é um campo harmonico e conhecer as escalas), esse Campo Harmônico Relativo é outro campo que mesmo você trocando a escala em que ele está ele continuará em harmonia, por que a diferença entre as escalas é muito pequena (uma nota no máximo), e para descobri-lo é muito fácil, veja bem:
Vamos supor que eu queira achar o campo harmonico relativo da escala de C maior (que no caso será G) basta nós pegarmos o grau V da escala de C maior que no caso será G, ou seja, o campo harmônico relativo de C é G. Mas espere um pouco, as notas possuem 2 campos relativos, se nós pegarmos o grau IV da escala também teremos um campo relativo, que no caso de C seria F, mas esse campo que formamos quando pegamos a IV é por que o grau V da escala de F maior é C, portanto F também pode ser um campo harmônico relativo da escala de C maior
Mas Coxinha, isso serve apenas para escalas maiores?
Não! essa mesma regra vale para qualquer modo grego, sempre que quisermos formar o campo harmonico relativo de uma nota, basta pegarmos o grau V. O grau IV será a nota que forma o campo harmonico relativo com aquela nota. Vamos ver um exemplo com a Escala de A menor, se formos pegar o V termo será E, então a escala MENOR que forma o campo harmonico relativo com A menor é E menor. Se pegarmos a IV, será D, então D menor forma o campo harmonico relativo com A menor.
Puxa Coxinha, não tem uma forma mais facil de ver isso?
Existe uma tabela que organiza as escalas maiores e menores de acordo com o número de sustenidos e bemols que ela possue, veja ela abaixo:
Maiores:
Cb (bbbbbbb) (7 bemols)
Gb (bbbbbb) (6 bemols)
Db (bbbbb) (5 bemols)
Ab (bbbb)
Eb (bbb)
Bb (bb)
F (b)
C (Escala natural, não possui acidentes)
G (#)
D (##)
A (###)
E (####)
B (#####) (5 Sustenidos)
F# (######) (6 Sustenidos)
C# (#######) (7 Sustenidos)
Menores:
Ab (bbbbbbb) (7 bemols)
Eb (bbbbbb) (6 bemols)
Bb (bbbbb) (5 bemols)
F (bbbb)
C (bbb)
G (bb)
D (b)
A (Escala natural, não possui acidentes)
E (#)
B (##)
F# (###)
C# (####)
G# (#####) (5 Sustenidos)
D# (######) (6 Sustenidos)
A# (#######) (7 Sustenidos)
É pessoal acho que já está bom por uma aula, espero que tenham entendido o que é um Campo Harmônico, próxima aula falarei algumas dicas sobre composição.
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