Acidentes Musicais:
Todos conhecemos as notas musicas C, D, E, F, G, A, B. Mas fora as notas, existem também os chamados "Acidentes Musicais" que são algumas variações dessas notas, por exemplo, se nós tocarmos o C e depois o D e compararmos com o E e depois o F, se você tiver um bom ouvido perceberá que o "intervalo" do som das notas foi bem maior entre C e D, porque entre C e D nós possuimos um Acidente Musical, esse Acidente é como se fosse uma nota que tenha entra a nota C e a nota D.
Sustenido e Bemol:
Se você estiver tocando em um instrumento de teclas como um piano e um teclado, você perceberá que entre o C e o D possuímos uma nota preta, essa nota pode ser tanto chamada de C# (Dó Sustenido) ou de Db (Ré Bemol) pois é uma nota que está entre elas duas. Se você estiver tocando um violão ou uma guitarra, você perceberá também que entre C e D há uma casa sobrando, essa casa é chamada de C# ou Db também.
Excessões:
Quase todas as notas possuem um Sustenido e quase todas as notas possuem um Bemol, no entanto sempre há as excessões, veja bem: Por que entre E e F o intervalo de som é menor? Porque se fôssemos montar o E# no instrumento, o som seria muito próximo do F, então para não ficarmos com 2 notas iguais não existe o E#, e a mesma coisa acontece com o B e o C, o B# é a mesma coisa que o C. Portanto não possuímos E#, B#, Fb e nem Cb.
Veja abaixo na figura como seria escrita numa partitura a nota sem e com o sustenido, se fôssemos escrever o bemol, seria um "b" no lugar do "#".
Bequadro:
É importante saber que quando uma nota é Sustenida ou Bemol, ela continuará sendo até o final da música ou até aparece um Bequadro. O bequadro é a figura que indica que uma nota deixa de ser Sustenida ou Bemol, veja na figura abaixo para entender melhor, o # (Sustenido) e o Bequadro:
Fácil não? Agora vamos falar de Notações Especiais, para isso, vamos ter que relembrar partitura.
Ponto de Aumento:
O ponto de aumento é a figura mais fácil escrita na partitura, vamos supor por exemplo que nós toquemos um C que a notação seja uma Mínima, certo? O valor da Mínima é de 2 tempos, a função do ponto de aumento é aumentar metade do tempo da nota, então esse C que nós estamos tocando ao invés de ter 2 tempos, ele terá 3 (2 + 2/2 = 2 + 1 = 3). No entanto o ponto pode ser escrito até 3 vezes na mesma nota, vamos agora supor que estejamos tocando um C de notação Semibreve, 4 tempos certo? Só que nessa Semibreve eu escrevo 1 ponto de aumento, o valor passará a ser 6 tempos certo? (4 + 4/2 = 4 + 2 = 6), Vamos supor agora que na mesma Semibreve com 1 ponto eu coloque outro ponto na frente, esse segundo ponto adicionará mais 1/4 do valor da nota, então passará a valer 7 tempos (4 + 4/2 + 4/4 = 4 + 2 + 1 = 7) mas ainda assim nós podemos adicionar mais outro ponto de aumento (o terceiro ponto é muito pouco utilizado) esse terceiro ponto valerá agora 1/8 da nota, então a Semibreve com 3 pontos de aumento valeria 7 tempos e 1/2 (4 + 4/2 + 4/4 + 4/8 = 4 + 2 + 1 + 1/2 = 7 + 1/2).
Ligadura:
Ligadura é uma linha que se coloca na partitura para ligar o tempo de duas notas, vamos supor que eu queira tocar uma nota por 8 tempos sem parar, se eu colocar apenas 2 Semibreves com a nota mesma nota, eu estarei dizendo para o músico apenas tocar uma por 4 tempos e depois a outra por mais 4 tempos, para isso não acontecer, nós podemos usar a ligadura, basta colocar as 2 Semibreves que DEVEM ser da a mesma nota musical e juntar as duas com uma linha curva. Mais no final da aula colocarei uma imagem com todas as Notações Especiais.
Legato:
Vamos supor que eu quero que uma nota continue soando mesmo enquanto eu esteja tocando outras notas, para isso usa-se o Legato, coloca-se a nota no começo e no final do trecho onde você queira que a nota fique soando e liga a primeira e a ultima nota do Legato com uma linha curva, ou então também pode se escrever a palavra Legato abaixo da nota que você queira que soe que ela irá parar na próxima nota igual.
Fermata
É uma figura que se coloca acima de uma nota ou de uma pausa, essa figura tem a função de alterar o tempo de uma certa nota na partitura, por exemplo, existem musicais que o encerramento é feita com um fade out (O volume da música vai diminuindo aos poucos) para não se fazer um monte de ligaduras com semibreves, usa-se a Fermata, você vai tocar aquela nota que encerra a música por um tempo indeterminado. Já em uma pausa a Fermata representa uma Suspensão da música, a música para até que a Fermata termine. Normalmente ela é usada em músicas orquestradas e é a mão do Maestro que determina o fim da Fermata.
Fermata
Ponto de Aumento, Ligadura e Legato.
Com isso acaba a 4ª aula, a partir da 5a começamos a falar de Escalas Musicais, um assunto que requer muita atenção e paciência para aprender pois é muita decoração. Bom treino e façam os exercícios!
0 comentários:
Postar um comentário