sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Teoria Musical (Aula 2)

Bem pessoal, dando continuação à nossa última aula, se alguem ficou com dúvida em alguma coisa só postar um comentário que eu respondo. Se alguém tiver dificuldade para ver as imagens, é só clicar nela para ampliar

Até agora nós só temos nos preocupado com a melodia, então agora nós também teremos que nos preocupar com os ritmos das notas, para isso, nós vamos precisar de um metrônomo.

O que é um metrônomo? existem vários tipos, digitais e mecânicos, mas todos com a mesma finalidade, fazer uma batida (pode ser até como um relógio) em que todas as batidas tenham o mesmo intervalo de tempo entre elas (como por exemplo, falamos que o relógio faz 60 batidas por minuto (BPM) pois a cada segundo ele faz uma batida.)

Na música, nós usamos um símbolo especial para representar a duração de uma nota na partitura, essas notas podem ser de 4 tempos (1 tempo = 1 batida), 2 tempos, 1 tempo, 1/2 tempo, 1/4 tempo, etc... veja abaixo as notas musicais utilizadas atualmente:



Todas as notas são a nota Sol tocada em diferentes tempos, cada nota tem um nome diferente e uma duração diferente, como por exemplo a Semibreve possui 4 tempos.
A partir da Colcheia, as notas podem ser desenhadas de duas maneiras diferentes, tanto conectadas como estão na figura, quanto separadas como a semibreve, a mínima e a semínima. para termos uma visualização melhor das notas, baixe este arquivo e ouça, a música é tocada em 60BPM (Arquivo) (um arquivo pequeno não pesa nem 2kb)

Perceba ainda na figura acima, que como a Semibreve vale 4 tempos, ela também pode valer 2 mínimas (2 + 2 = 4, fácil, não?) e como a Semínima vale 1 tempo, 4 dela é o mesmo que uma Semibreve (1 + 1 + 1 + 1 = 4) até mesmo 64 Semifusas valem uma Semibreve.

Eu sei que eu disse na última aula que iríamos falar da clave de Fá, mas deixemos isso para outra aula para não pesar muito, vamos agora falar de Pausas.

Assim como em uma partitura, podemos ordenar que o músico segure a nota durante um certo período, podemos também ordenar que ele pare por um certo período, muitas músicas possuem uma pausa ou outra nos instrumentos para que a harmonia não se perca. Assim como na notação possuímos a Semibreve, Mínima, Semínima, etc... nas pausas também usaremos essas notas com o mesmo intervalo de tempo para cada uma, mas ao invés de tocarmos, esperaremos o intervalo da pausa passar sem tocar nada. veja abaixo a representação das pausas:



Veja que a partir da colcheia, as notas são representadas apenas aumentando o número de colchetes das notas. Vamos ver agora uma situação com as pausas, siga pela imagem a abaixo o som deste (Arquivo), leve em consideração que estamos alternando entre o som de uma nota e uma pausa, como a semibreve é uma pausa, a música começará apenas depois de 4 batidas (a música está em 60BPM)


Pois é pessoal por enquanto é isso, próxima aula pretendo falar sobre compassos e vejo se começo a falar sobre a clave de fá.


0 comentários: