Vamos começar então com as chamadas Escalas Pentatônicas, mas o que são Escalas Pentatônicas?
São um conjunto de 5 notas em harmonia formadas a partir de uma Tônica e uma fórmula. E qual a fórmula das Escalas Pentatônicas?
T-T-T+ST-T-T+ST, sendo T um Tom (2 casas no violão) e ST um Semitom (1 casa no violão). Então toda vez que eu for tocar uma escala pentatonica eu tenho que montar ela antes?
Não! Graças à organização das notas do violão afinado em E as escalas podem ser facilmente encontradas, basta saber onde está a sua Tônica na segunda corda! Tudo bem, mas o que é uma Tônica?
Tônica é a nota que dá o nome à escala e é a partir dela que será formada qualquer tipo de escala. Como é um pouco difícil de começo encontrar as notas no violão em uma determinada corda, eu estarei disponibilizando uma imagem para ajudar a se referenciarem:
Como devem ter percebido, lhes dei apenas a segunda corda (A, Lá) pois é a partir dela que se encontra a Tônica de uma Escala Pentatônica.
Vamos agora para um exemplo teórico:
Se eu quiser formar a Escala Pentatônica de C (Dó), eu devo aplicar nela a fórmula e descobrir as 5 notas que compõem a escala:
C-T-D-T-E-T+ST-G-T-A-T+ST-C e assim se repete sucessivamente.
Ou seja, as notas que compõe a Escala Pentatônica de C são Dó (C), Ré (D), Mi (E), Sol (G) e Lá (A).
Se reorganizarmos as notas entre as 6 cordas do violão nesta afinação, teremos um desenho padrão para toda Escala Pentatônica:
Esses "3 prédios" que são conhecidos são o desenho padrão da Escala Pentatônica, basta a Tônica estar na posição indicada no desenho, se eu quiser representar isto em cifra, basta eu pegar as casas que estão as notas:
Se agora eu quiser encontrar a Escala Pentatônica de D (Ré), basta eu mover o desenho 1 Tom à direita (já que a distância entre C (Dó) e D (Ré) é de 1 Tom), ficando desta maneira:
Representando em Cifra:
Bem pessoal, por enquanto é isso, próxima aula pretendo falar sobre as escalas diatônicas no violão.
0 comentários:
Postar um comentário