quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Bateria (Aula 11)

Nessa aula começaremos a estudar o Pedal Duplo, provavelmente você já ouviu músicas em que o baterista faz um ritmo muito rápido com o bumbo, para isso ele usa uma "máquina" de pedais que conecta o pedal que fica na frente do bumbo com um segundo pedal que estará normalmente próximo ao pedal da máquina do chimbal:






Como se é usado os 2 pés para se tocar o pedal duplo, o chimbal estará sempre aberto, no entanto alguns baterista possuem 2 chimbals em que um sempre está fechado, mas isso não irá interferir em nosso estudo.

Alguns exercícios para se treinar o pedal duplo: antes de começar a fazê-los, faça uma marcação de tempo de colcheia (1,e,2,e,3,e,4,e) apenas com o bumbo simples, quando tiver prática em marcar o tempo com o bumbo, faça os 2 primeiros exercícios repetidamente e com calma. Depois passe para os próximos exercícios usando o pedal duplo, colocando o segundo pedal no contra-tempo do primeiro, no começo todos tem dificuldade, mas logo vão se acostumando.

Como muitos não possuem uma bateria com pedal duplo, pode ser usado para treino o pedal do chimbal como o segundo pedal, mas apenas para treino!





Pessoal, próxima aula vou parar de simplesmente passar ritmos para serem treinados e vou começar a passar as técnicas na bateria, para isso é preciso ter já uma boa coordenação motora. Chega de descer a tora na bateria, agora é realmente tocar!

0 comentários: